Blog

Notícias

Capa do blog: 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense começa com roda de conversa

2ª Semana da Mulher Negra Pelotense começa com roda de conversa

Evento inicial foi realizado no Paço Municipal e integra as atividades que acontecem até o próximo dia 30


A Prefeitura de Pelotas realizou nessa segunda-feira (25), uma roda de conversa como parte da programação da 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense. Com o tema “Representatividade Negra nos Dias Atuais”, a atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e reuniu dezenas de participantes no Salão Nobre do Paço Municipal, dando início a programação que segue até dia 30 de julho.

Na ocasião, o prefeito em exercício Idemar Barz cumprimentou as participantes e destacou a importância do evento para o Poder Público. “Quero agradecer a presença de todas as mulheres que se reúnem aqui e enaltecem a importância da 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense. É a partir de ações como essa que vamos proporcionar mais visibilidade para a temática, mostrando que o lugar da mulher negra é onde ela quiser”, destacou Barz.

O evento organizado pelo Município homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela. Como foi lembrado durante as falas das participantes, a atividade destaca o trabalho desenvolvido por Tereza à frente do Quilombo de Quariterê, no século XVIII, quando ela assumiu as responsabilidades da comunidade após a morte de seu marido, tornando-se uma líder ainda mais efetiva que seu companheiro. Para manter a organização do quilombo, essa mulher criou uma espécie de parlamento, coordenou um sistema agrícola e desenvolveu um sistema de defesa da sua comunidade quilombola. Tereza de Benguela representa hoje um dos maiores ícones da resistência negra do período do Brasil Colônia.

Durante a roda de conversa, temas como o feminismo negro e a resistência do povo preto foram abordados pelas participantes. A ação teve como convidadas a diretora da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), professora Clotilde Victória, a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ceci da Silva de Souza, a gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), professora Helenira Goularte Brasil Dias, a advogada de mulheres com ênfase nas áreas de Direito das Famílias e Sucessões e Cível, Tuane Tarques, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde (SMS), assistente social Márcia Helena dos Santos da Rosa, a assessora legislativa e historiadora Francisca Mesquita Jesus, e a chefe do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), engenheira agrícola Rejane Ribeiro Jorge da Silva.

O titular da SAS, Tiago Bundchen, também acompanhou o evento de abertura da semana.

As atividades da 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense seguem até o dia 30 de julho. Confira a programação completa:

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Michel Corvello

#mulhernegra #negra #mulher #caribenha #semana #evento #pelotense #mulhernegrapelotense

arrow_back_ios Voltar para Notícias