Blog

Notícias

Capa do blog: Paula participa do lançamento de novo restauro na Catedral

Paula participa do lançamento de novo restauro na Catedral

Mobilização busca recuperar estrutura do telhado do templo religioso, considerado marco zero de Pelotas


52214412580 279c6ddfed k

Prefeita participou do lançamento do projeto. (Foto: Gustavo Vara)

A prefeita Paula Mascarenhas participou, no dia 13 de julho, do lançamento do projeto de restauro da cobertura do espaço identificado como Nave Central da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A proposta foi detalhada pelo pároco da Catedral e presidente da Comissão de Restauro, padre Luiz Boari, e pela arquiteta Simone Neutzling, proprietária da Perene Patrimônio Cultural e responsável pelos projetos de restauração do local.

O projeto busca recuperar o telhado e toda a cobertura do madeiramento sobre os forros de estuque e das pinturas murais que, atualmente, sofrem as consequências da umidade e da ação do tempo. Marco zero da fundação da cidade, a Catedral, além do aspecto religioso, é um patrimônio de importância artística, histórica e cultural, que conta com os reconhecimentos dos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Estado (Iphan e Iphae).

Após assistir à apresentação, a chefe do Executivo reiterou a relevância do templo religioso ao definir a construção como um patrimônio de todos os pelotenses. "O que tem garantido o sucesso nesse processo de recuperação da Catedral é o trabalho coletivo que sempre enalteço e a gente precisa estimular e inspirar, através desse exemplo, outras causas como essa. São 210 anos de história e lutas de muitas gerações, e é bonito saber que a Catedral fez e seguirá fazendo parte de Pelotas e superando os desafios, nos fortalecendo com apoio de todos", disse Paula.

O projeto de restauro é financiado por meio do Pró-cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio da empresa Josapar, apoio da Biscoitos Zezé e produzido pela Perene Patrimônio Cultural. A previsão é de que as intervenções se prolonguem por 12 meses.

O lançamento ainda contou com a visitação de um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, do Colégio Gonzaga e do Instituto São Benedito, que participam dos projetos de Educação Patrimonial. Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, e o diretor do Iphae, Renato Savoldi.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Gustavo Vara

#catedral #igreja #restauracao #patrimonio #cultural #cultura #historia #arquitetura #arte #pintura 

arrow_back_ios Voltar para Notícias