Blog

Notícias

Capa do blog: Do Xis, da Mentira e do Melhor Chimarrão: as cidades gaúchas que são capitais de algo

Do Xis, da Mentira e do Melhor Chimarrão: as cidades gaúchas que são capitais de algo

De acordo com Fabrício Carpinejar, poeta e colunista pelo portal Zero Hora, Pelotas é a Capital Nacional do Doce


Saindo de uma cidade da Região Metropolitana, uma viagem à capital pode levar cerca de 20 minutos. Ou quatro horas. Ou oito. Depende de qual capital gaúcha é o destino final da viagem — afinal, engana-se quem pensa que Porto Alegre é a única. O Rio Grande do Sul é território de, pelo menos, 70 cidades que, oficialmente ou não, carregam este título ou pretendem obtê-lo. 

Quem ama churrasco, por exemplo, tem três opções de cidades vinculadas ao prato típico dos gaúchos espalhadas pelo Estado. Já os amantes do açúcar podem escolher entre a Capital do Doce ou a do Chocolate Artesanal. Quem prefere as bebidas, por sua vez, pode incluir no roteiro as capitais do Vinho, do Espumante, do Moscatel e, o clássico, a do Chimarrão.

O assunto veio à tona a partir de uma coluna de Fabricio Carpinejar, que repercutiu entre os moradores das capitais gaúchas. O escritor conta que a inspiração para o texto veio a partir de andanças pelo Interior, quando se surpreendia com os pórticos e mensagens estampadas pelas cidades. 

O Rio Grande do Sul tem, pelo menos, 10 municípios que ganharam o título de capital nacional por lei federal. O reconhecimento também pode ser dado por leis municipais ou estaduais ou simplesmente pela consagração popular da nomenclatura, com base nos costumes, na cultura ou no setor econômico que se destaca em cada município — o que faz este número se multiplicar. 

É o caso, por exemplo, de Pelotas. Lembrada pelos doces típicos portugueses, o município, no sul do RS, é conhecido em todo o Brasil como a Capital Nacional do Doce. A tradição da cidade foi, inclusive, registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018. O título de cidade do doce, porém, não está vinculado a nenhuma legislação.

Para conferir as nomeações de outras cidades do Rio Grande do Sul, clique aqui e acesse a reportagem completa.

Fonte: Zero Hora

Imagem: Gustavo Mansur

#doce #zerohora #zero #hora #jornal #capital #zh 

arrow_back_ios Voltar para Notícias