Blog

Notícias

Capa do blog: Jovens da Colônia Z3 participam de curso do Programa Start

Jovens da Colônia Z3 participam de curso do Programa Start

Os jovens assistiram a formação, que visa à preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do programa Bairro Empreendedor e do eixo prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz


Na última terça-feira (16) começou com mais uma atividade de estímulo e fortalecimento da economia local do programa Bairro Empreendedor da Prefeitura. Moradores da Colônia Z3, primeira localidade a ser beneficiada pela iniciativa, com idades entre 14 e 24 anos, participaram do curso gratuito preparatório para o mercado de trabalho oferecido por meio do programa Start do Pacto Pelotas pela Paz, no Salão Paroquial da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. O Start atua para combater a violência, oferecendo oportunidades de capacitação e vagas no mercado de trabalho. A ação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e entidades parceiras.

Em três horas de encontro, os 40 jovens que compareceram foram orientados sobre como se portar em uma entrevista de emprego. A importância dos estudos, o mercado de trabalho na atualidade, e questões sobre empreendedorismo e liderança também foram alguns dos temas abordados. Todos receberam certificado de participação.

Para o coordenador do Start e ministrante do curso, Pablo Salomão, além de preparar os jovens para o mundo do trabalho, a ação também visa desenvolver a autonomia, a confiança e tirá-los da zona de conforto. “Nós queremos estimular o protagonismo e desenvolver o empreendedorismo do jovem”, destacou.

Esta foi a primeira ação presencial do programa após o início da pandemia. Todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus foram seguidos, como o uso da máscara de proteção e de álcool para higienização de mãos e superfícies. 

_

Capacitações continuam

As atividades do Bairro Empreendedor seguiram durante a terça-feira (16), com palestra do Movimento Elas, destinada a preparar as mulheres para o mercado de trabalho. Uma mobilização dos moradores da Z3, para participação da programação da quarta-feira (17), também foi realizada, com visita aos comerciantes. 

Os cursos e as rodas de conversa previstos na programação, estavam direcionados aos 30 empreendedores inscritos no programa na comunidade. Entre as atividades programadas, estava um almoço na quarta-feira (17), com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que conversaram sobre o Bairro Empreendedor, além dos desafios e oportunidades de empreender. Na sequência, houve palestras com especialistas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Além das secretarias municipais parceiras, como a de Assistência Social (SAS), de Educação e Desporto (Smed) e de Desenvolvimento Rural (SDR), também se somam a essa iniciativa o Sicredi, o Sebrae e o Senac, com oferta de capacitações.

_

Sobre a Start

O Start integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Além de oportunidades de emprego e capacitação de pelotenses para o mercado de trabalho, o programa atua para preparar os adolescentes para a vida longe da violência. 

_

O Bairro Empreendedor

Instituído pela Lei nº 6.927/2021, o Bairro Empreendedor é um programa criado pela Prefeitura, que busca identificar, valorizar e estimular iniciativas nas comunidades, periferias e distritos de Pelotas. Com ele, ações empreendedoras e possibilidades de desenvolvimento são articuladas com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda, com a área privada e com iniciativas individuais ou coletivas. A primeira comunidade a receber as ações do Bairro Empreendedor é Colônia Z3.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Michel Corvello (divulgado pela Prefeitura de Pelotas)

#coloniaz3 #bairroempreendedor #start

arrow_back_ios Voltar para Notícias