Blog

Notícias

Capa do blog: Filme sobre João Simões Lopes Neto é premiado em festival de cinema no Rio de Janeiro

Filme sobre João Simões Lopes Neto é premiado em festival de cinema no Rio de Janeiro

O filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”, filmado em Pelotas, recebeu 3 prêmios no Rio International Monthly Awards (RIMA)


No dia 10 de Novembro de 2021, o filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”, filmado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, recebeu 3 prêmios no Rio International Monthly Awards (RIMA), festival de cinema realizado no Rio de Janeiro e que contou com filmes de mais de 10 países. A produção gaúcha recebeu os seguintes prêmios: Melhor Roteiro, para Manoel Soares Magalhães, Melhor Ator, para Vagner Vargas e Melhor Figurino para Gê Fonseca e Andrea Terra. Além das premiações recebidas, o filme também foi indicado a prêmios nas categorias de Melhor Maquiagem (Gutto Pereira), Melhor Poster e Melhor Direção (Márcio Kinzeski).

_

O filme é protagonizado pelo ator Vagner Vargas que dá vida ao escritor pelotense e conta com Roberta Pires Rangel, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino no elenco. Ao longo deste ano, “A Última Morada de João Simões Lopes Neto” têm sido selecionado para participar de diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, tais como: 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, FELITE – Festival Literatura em Tela, MICINE ON – Mostra Independente de Cinema do Nordeste, Mostra Junho Fantástico/Mostra [Em]Curtas, Make Art Not Fear Short Film Festival (Porto, Portugal), Horror Unleashed (Porto, Portugal). De 08 a 12 de dezembro deste ano, o filme irá participar do Festival de Cinema de Alter do Chão, no Pará, concorrendo com filmes de mais de 37 países. Além destes eventos, a obra ainda está na espera de respostas de outros festivais em que está inscrito para participar.

 _

“A Última Morada de João Simões Lopes Neto” conta uma história de ficção que flerta com o realismo mágico e fantástico, na qual a estátua do escritor João Simões Lopes Neto (1865-1916), após acordar de seu estado em bronze, caminha pela praça central de sua cidade natal, tentando compreender o que se passou desde à sua morte. Pela primeira vez no cinema, o escritor toma o protagonismo da história para si e reflete sobre como foi tratado pela sociedade pelotense e como as pessoas lidam com os artistas locais de suas cidades.

 _

A equipe de "A Última Morada de João Simões Lopes Neto" mostra-se entusiasmada pelo projeto, pela importância do filme e pelo reconhecimento, especialmente pelo fato desta obra ser produzida de maneira independente, sem apoio institucional e nem verbas de fomento. 

 _

As premiações e os festivais possibilitam maiores oportunidades de divulgação e reconhecimento para o filme e para os profissionais envolvidos. Por conseguinte, as obras e a vida de João Simões Lopes Neto, tornam-se cada vez mais conhecidas perante ao público de outros estados brasileiros, ocasionando visibilidade para a arte gaúcha.

 _

Para saber mais informações sobre a obra, acesse o perfil oficial do filme na rede social Facebook.

 _

Assista o teaser do filme através das plataformas Youtube ou no Facebook 

 _

Fonte: Vagner Vargas

Imagem: Vagner Vargas

#joaosimoeslopesneto #filme #premiacao #aultimamoradadejoaosimoeslopesneto 

arrow_back_ios Voltar para Notícias