Blog

Notícias

Capa do blog: Município leva formação em empreendedorismo para a Colônia Z3

Município leva formação em empreendedorismo para a Colônia Z3

Por meio do programa Bairro Empreendedor, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e entidades parceiras conduzirão as instruções aos participantes do evento


Em mais uma etapa de estímulo e de fortalecimento da economia local, o programa Bairro Empreendedor da Prefeitura de Pelotas vai oferecer, nos dias 16 e 17 de novembro, o curso gratuito de Empreendedorismo na Colônia de Pescadores Z3, com emissão de certificado. A capacitação, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e entidades parceiras, ocorrerá no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na própria localidade.

O curso é direcionado ao grupo de cerca de 30 empreendedores que integram as ações da iniciativa na comunidade. Entre as atividades programadas, está um almoço no dia 17, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e do titular da Sdeti, Gilmar Bazanella, para uma conversa sobre o Bairro Empreendedor, desafios e oportunidades de empreender. Na sequência, haverá palestra com especialistas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Além das secretarias municipais parceiras, como a de Assistência Social (SAS), de Educação e Desporto (Smed) e de Desenvolvimento Rural (SDR), também se somam, a mais essa inciativa, o Sicredi, o Sebrae, a UCPel e o Senac.

O Bairro Empreendedor

Instituído pela Lei nº 6.927/2021, o Bairro Empreendedor é um programa criado pela Prefeitura, que busca identificar, valorizar e estimular iniciativas nas comunidades, periferias e distritos de Pelotas. A proposta busca encontrar ações empreendedoras e possibilidades de desenvolvimento, sendo articulada com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda, com a área privada e com iniciativas individuais ou coletivas, além de se voltar ao estímulo e à orientação para empreendimentos. A primeira comunidade a receber as ações do Bairro Empreendedor é a da Colônia Z3.

Programação de terça-feira (16)

- Das 9 às 12h – Projeto Start, para preparação dos jovens para o mercado de trabalho;

- das 14 às 16h – Movimento Elas, preparando mulheres para o mercado de trabalho; e

- das 9 às 17h – Eixo de descentralização do Bairro Empreendedor visitará e mobilizará a comunidade para as atividades do dia 17.

Programação de quarta-feira (17)

- Das 9h às 11h30min - palestra do Sebrae sobre “Empreendedorismo para começar bem”;

- 12h – almoço bate-papo dos empreendedores com a prefeita e o secretário; 

- 14h - palestra da UCPel “Vantagens e desvantagens do MEI”;

- 17h – palestra do Sicredi “Educação financeira para empreendedores”; 

- 18h – palestra sobre motivação, em parceria com o Sesc.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Michel Corvello

#empreendedorismo #curso #bairroempreendedor #coloniaz3

arrow_back_ios Voltar para Notícias