Blog

Notícias

Capa do blog: Ciclo do Charque, em Pelotas, é cenário para o romance de “O Farrapo”

Ciclo do Charque, em Pelotas, é cenário para o romance de “O Farrapo”

Livro foi lançado em setembro por autora gaúcha


A força arrebatadora de um amor entre pessoas de tempos e conceitos diferentes, que buscam adaptar-se um ao outro. Assim pode ser descrito o início da jornada contada em “O Farrapo”, obra de Sílvia Käercher, lançado no mês de setembro. O romance, uma ficção histórica, narra uma história de ideais, honra e tradições, um mergulho nos contrastes do século XIX. A vida bruta nas charqueadas pelotenses frente à opulência dos palacetes da cidade; os privilégios da classe dominadora e o sofrimento da escravidão. A formação de vilas e cidades e a pureza intocada do pampa gaúcho.

Sílvia conta que a inspiração para “O Farrapo” surgiu durante um sonho. “Ao despertar, tive a necessidade de pôr no papel aquela história. O que se passa com a personagem tem muito do que senti no sonho e a sensação de estar em outro tempo era nítida”, afirma, acrescentando que o fundo perfeito para esta narrativa foi nossa revolta mais famosa. “Sempre senti atração pelo tema, pela nossa cultura e tradições. Ligar o movimento farroupilha aos poderosos charqueadores e estancieiros de Pelotas, como Domingos de Almeida, foi natural. Tenho uma ligação afetiva com a cidade.

Em “O Farrapo” Lara acorda, após um acidente, e se descobre sozinha, em um lugar estranho, ao lado de um homem desconhecido. Ela precisa confiar em Samuel, apesar de temê-lo. A necessidade aproxima os dois, e os leva a grandes aventuras e ao surgimento de um amor genuíno.

Autora

Sílvia Meirelles Käercher nasceu em Novo Hamburgo/RS, em 1973, onde se formou em Magistério, e hoje mora em Porto Alegre/RS. É casada e tem quatro filhos. Sempre foi leitora voraz de poemas e histórias, sendo suas referências os poetas Vinícius de Moraes e Mário Quintana, e os autores nacionais, com destaque para a obra de Érico Veríssimo. Não seria diferente em suas narrativas, onde o tema sempre gira em torno dos relacionamentos amorosos, em gêneros variados.

Publicou, em 2011, seu primeiro livro, “Carola” (Ed. Novitas), seguido por “O Dragão e Coruja” e “Ano Novo”, ambos pela Amazon. Pelo lançamento de “Carola”, recebeu o prêmio de Revelação Literária da cidade de Torres/RS. Participou das feiras do livro de Novo Hamburgo, Canoas e Torres.

"O Farrapo – volume 1" está disponível para venda pelo site da Editora Cinco Gatase também com a autora pelo Instagram. O valor da obra é R$59,90.

Fonte: Stephany Sander

Foto: Divulgação

#livro #romance #farrapo

arrow_back_ios Voltar para Notícias