Blog

Notícias

Capa do blog: Projeto Ciclorrotas de Pelotas - Amigos do Pedal

Projeto Ciclorrotas de Pelotas - Amigos do Pedal

Iniciativa busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer no município


O projeto surgiu embasado em toda a infraestrutura que Pelotas tem para o ciclismo: oferece o compartilhamento de bicicletas com o BikePel, ciclovias, eventos e outros projetos. 

O Projeto Ciclorrotas de Pelotas - Amigos do Pedal pretende reunir uma série de iniciativas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer em Pelotas, estimulando as pessoas a realizar atividades físicas e explorar os potenciais do município.

A ação envolve o levantamento do sistema cicloviário de Pelotas destacando os pontos de interesse, além de buscar instituições e empresas parceiras, sensibilizar a população através de campanhas, eventos e ações e qualificar a infraestrutura cicloviária.

Conheça o sistema Cicloviário de Pelotas

Ciclofaixa 01: A partir da Catedral, a via passa pela Praça Coronel Pedro Osório com os casarões do Antigo Quartel Legalista - Atual Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI), o Museu do Doce, a Secretaria de Cultura, Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. A ciclofaixa segue até a Rua Gomes Carneiro passando pelo Campus Salis Goulart UFPel,  Campus I UCPel, Praça Conselheiro Maciel e pela Faculdade de Direito UFPel.

Ciclofaixa 02: Esta é uma ciclofaixa de conexão, conectando a ciclofaixa da Félix da Cunha. na Praça José Bonifácio, em frente a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula até a Av. Bento Gonçalves, no Parque Dom Antônio Zattera.

Ciclofaixa 03: Via Andrade Neves, passa pelo Parque Dom Antônio Zattera e fica próxima ao Estádio Boca do Lobo. Vai da Av. Dom Joaquim até Av. Bento Gonçalves.

Ciclofaixa 04: Via R. Gomes Carneiro, desde a R. Félix da Cunha Xavier até o Campus Anglo da UFPel. Desde a R. Félix da Cunha passa pelo Campus II da UFPel, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto), até o Campus Anglo da UFPel.

Ciclofaixa 05: Via a partir da Praça Coronel Pedro Osório, passando pela R. Mal. Floriano, Praça 20 de Setembro e Av. Duque de Caxias, cessando no fim dessa. Passa pela Praça Coronel Pedro Osório, Calçadão de Pelotas, Praça Cipriano Barcellos e Pop Center, Faculdade de Medicina da Ufpel, Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Sede e estádio do Grêmio Atlético Farroupilha e pelo pórtico de Pelotas.

Ciclofaixa 06: Via R. Professor Araújo, desde a R. Mal. Floriano, passando pela Av. Fernando Osório e cessando no fim dessa (na altura da Rua Um). Passa pelo hospital Santa Casa de Misericórdia, próxima à Praça Piratinino de Almeida, Praça do Colono(e no Monumento “Ao Colono”) e pela Associação Rural de Pelotas.

Ciclofaixa 07: Via Av. Sen. Salgado Filho, desde a Av. Rep. do Líbano até a Av. Fernando Osório. Passa próximo ao Jockey Clube de Pelotas.

Ciclofaixa 08: Via inicia na Av. Dom Joaquim (altura da R. Andrade Neves), passando pela Av. Rep. do Líbano, cessando no fim dessa. Inicia na altura da Praça da Dom Joaquim.

Ciclofaixa 09: Via inicia na Av. JK de Oliveira, na altura da Av. Domingos de Almeida, cessando na R. Barão de Butuí; passa pelo Estádio Bento Freitas do Grêmio Esportivo Brasil.

Ciclofaixa 10: Via a partir do Parque Dom Antônio Zattera(altura da R. Andrade Neves), passando pela Av. Domingos de Almeida até a Rua Comendador Rafael Mazza. 

Conheça as Ciclorrotas de Pelotas

O projeto pretende lançar algumas ciclorrotas, onde o ciclista percorrerá a rota escolhida com a segurança de poder contar com um planejamento, infraestrutura e apoio adequados. A primeira delas, é a Ciclorrota da Inovação, ligando as instituições de Ensino e Inovação da cidade e a segunda, em fase de qualificação, é a Ciclorrota do Patrimônio, ligando os sete sítios tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN.

arrow_back_ios Voltar para Notícias