Blog

Notícias

Capa do blog: Encontro Regional de Turismo na Costa Doce Gaúcha acontece em Pelotas

Encontro Regional de Turismo na Costa Doce Gaúcha acontece em Pelotas

Com a presença de Eduardo Leite, convênios da Consulta Popular do Turismo são assinados e é instituída nova coordenação da Instância de Governança Regional da Costa Doce Gaúcha.


HTML editor tools

O governador Eduardo Leite assinou, nesta sexta-feira (23/7), sete convênios da Consulta Popular do Turismo para a região da Costa Doce. A assinatura ocorreu em Pelotas, com a participação do secretário de Turismo, Ronaldo Santini.

“Turismo não se faz com uma ação específica. É justamente um conjunto de ações em que o turista se sinta feliz, confortável, e tenha o desejo de voltar. Isso envolve infraestrutura, e por isso estamos investindo fortemente nisso, com acessos asfálticos e qualificação do sistema viário do Estado. Além disso, esse engajamento de líderes, da sociedade e governo nos ajuda a identificar os pontos estratégicos e ações que devem ser atendidas para qualificar o turismo por todas as regiões do RS”, destacou o governador.

Os municípios de Turuçu, Santa Vitória do Palmar, Piratini, Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Canguçu e Tavares tiveram convênios contemplados. O investimento total é de R$ 162,5 mil, e está relacionado prioritariamente à sinalização viária e turística.

“Celebramos aqui um dos nossos maiores ativos, nosso potencial turístico, e fico muito satisfeita que estejamos investindo nesse potencial. Temos, na nossa região, muita diversidade, e cada vez mais o turismo se faz dessa forma. Temos a paisagem, o patrimônio histórico, as águas, a memória, a serra. Temos capacidade e união para fazer a diferença e apresentar tudo isso para os gaúchos”, afirmou a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

Outros R$ 25 mil já foram liberados para São José do Norte. O convênio relacionado a Morro Redondo aguarda documentação complementar.

“Fico muito feliz de ver a união que está acontecendo aqui entre os prefeitos da região Sul. Isso só demonstra que faremos da Costa Doce um dos destinos turísticos mais procurados do nosso Estado”, celebrou o secretário Santini.

A Secretaria de Turismo (Setur) também promoveu o evento de interiorização "Turismo em Todas as Regiões", que vem sendo realizado nas regiões turísticas do Estado. O objetivo é alinhar as demandas e propostas de políticas públicas para o turismo gaúcho.

Instância de Governança Regional da Costa Doce Gaúcha.

Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, tomou posse como coordenador-geral da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Doce Gaúcha. 

Na ocasião, Gilmar Bazanella agradeceu a confiança de todos que o elegeram como coorderador-geral da IGR da Costa Doce, salientando a relevância do turismo como fator de desenvolvimento para a região, gerador de trabalho e renda. O novo coordenador-geral da Instância de Governança Regional destacou a importância de se trabalhar em rede e elogiou a adesão dos municípios no encontro com a presença de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários que participaram do evento e demonstraram a força da região.

Segundo Bazanella, o objetivo da Instância de Governança Regional agora é criar uma associação entre os municípios que compõem a Costa Doce Gaúcha para tornar a região mais competitiva, focando nas potencialidades da região do entorno da Laguna dos Patos, que tem tudo para se tornar um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul.

Ao fim do evento, foi entregue uma cesta com produtos típicos e materiais de promoção da região Costa Doce Gaúcha para o Governador, Eduardo Leite, e para o Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini. Também participaram da atividade e receberam produtos da região, o deputado federal Daniel Treziack (PSDB), o secretário estadual e chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, a titular da Cultura, Beatriz Araújo, além do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, também deputado estadual, Luiz Henrique Viana. 

A Costa Doce Gaúcha é uma região turística composta por 20 municípios: Arambaré, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Guaíba, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu.

Foto: Gustavo Vara.

Fonte: Estado do Rio Grande do Sul.

arrow_back_ios Voltar para Notícias