Blog

Notícias

Capa do blog: Introdução a Metodologia de Dança Afro-Gaúcha está com inscrições abertas até hoje

Introdução a Metodologia de Dança Afro-Gaúcha está com inscrições abertas até hoje

Iara Deodoro, referência no Sul do Brasil em dança afro-gaúcha, é quem ministra o curso


A Cia de Dança Afro Daniel Amaro promove a partir de 13 de março o curso Introdução à Metodologia da Dança AfroGaúcha, ministrado pela mestra Iara Deodoro. As inscrições já estão abertas.

Iara Deodoro é uma referência no Sul do Brasil quando se fala em dança afro-gaúcha. Fundadora do Grupo Afro-Sul de Música e Dança, criado em 1974, é a mulher à frente do Afro-Sul Odomode, um renomado espaço que acolhe e difunde a arte dos tambores, o maracatu, as manifestações populares e boa parte da cultura Porto-alegrense, que converge para lá em rodas de samba, shows musicais, apresentações e ocinas de música e dança.

O Curso de introdução à Metodologia da Dança Afro-Gaúcha pretende difundir o trabalho que essa grande artista presta a sociedade com muita dedicação, inclusive com importantes premiações. O conteúdo integra conhecimentos sobre fatos e personalidades históricas da cultura afro-brasileira e vai além da metodologia de dança desenvolvida por Mestra Iara Deodoro há cerca de 50 anos. As aulas teóricas e práticas serão ministradas de forma remota, por meio das plataformas digitais, e o objetivo é instrumentalizar praticantes, bailarinos e professores negros e não negros sobre saberes e traços culturais do povo afro-gaúcho, conforme proposta de ensino de história e cultura prevista na Lei 10.639 de 2003, fortalecendo a identidade negra através da ampliação do conhecimento e da técnica, valorizando, assim, a pluralidade histórica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre o curso/inscrições
Serão realizadas cinco edições transmitidas a diferentes cidades do RS: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Nova Prata. As aulas utilizarão a plataforma Zoom e as inscrições estão abertas até dia 11 de março. As primeiras aulas se iniciam dia 13 e 14 de março e serão transmitidas a dez cidades gaúchas simultaneamente: Viamão, São Leopoldo, Caxias do Sul, Osório, Cachoeira do Sul, Erechim, Bagé, Venâncio Aires, Santana do Livramento e Uruguaiana. Dias 20 e 21 de março estarão em Pelotas.

As incrições para participantes da região de Pelotas podem ser feitas através do link.

Fonte: Diário Poular

Foto: Bruno Gomes

#curso #dança #afrogaucha

arrow_back_ios Voltar para Notícias