Blog

Notícias

Capa do blog: Município prioriza agroindústrias e turismo rural

Município prioriza agroindústrias e turismo rural

Os dois setores, associados, promovem o desenvolvimento do interior


O Município considera as agroindústrias e o turismo rural, principalmente associados, como geradores de postos de trabalho, novas alternativas de renda e meios de fixação do homem ao campo, especialmente o jovem. Para incentivar o crescimento desses ramos da economia, a prefeitura pratica políticas de incentivo que vão desde o apoio até a elaboração de projetos, licenciamento ambiental e regularização da atividade.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural traçou diretrizes com o foco voltado a esses dois setores – agroindústria e turismo rural. Eles são indutores do desenvolvimento social e econômico da colônia, estão interligados e promovem o desenvolvimento. Trabalhamos para intensificar o estímulo aos empreendedores”, frisa o secretário, Jair Seidel.

Programa Municipal de Desenvolvimento
Em julho de 2017, pela Lei 6.488/2017, foi instituída a Política Municipal de Agroindústria Familiar Rural e de Pequeno Porte de Processamento Artesanal do Município de Pelotas. De lá até os dias atuais, o setor deu um salto de crescimento. Naquela data, até a adoção do Plano Municipal de Desenvolvimento, havia sete abatedouros e 14 agroindústrias e entrepostos. Hoje, somados, são 49 em funcionamento e 15 em construção, totalizando 64 empreendimentos.

Titular da pasta de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel explica que a agroindústria familiar rural tem como objeto a transformação e matérias primas das atividades agrícola, pesqueira, pecuária, aquícola, extrativista e florestal. As que são enquadradas como de pequeno porte de processamento artesanal executam trabalho predominantemente manual para escala de produção e está relacionado, geralmente, de acordo com a Lei, a aspectos geográficos e histórico-culturais locais ou regionais.

Das agroindústrias em funcionamento, 25 são de origem animal, com atividades voltadas, por exemplo, à carne, linguiça, salame, charque, mel, queijo e ao peixe. Na área vegetal, há as de cogumelos, a vegana, a de doces, compotas, vinhos, sucos, conservas e outras.

Apoio e parceria
A Prefeitura desenvolve um trabalho conjunto com a Emater, especialmente às agroindústrias de produtos de origem vegetal. A Empresa, parceira, presta igualmente o acompanhamento, orientação e assistência técnica à produção”, esclarece Seidel.
Em relação aos produtos de origem animal, o Município, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria, exerce a fiscalização diária da produção das agroindústrias, garantindo confiabilidade  e segurança alimentar.

Para abertura de uma agroindústria, o Município orienta, passo a passo, o empreendedor, além de colaborar ou confeccionar o projeto e acompanhar a construção, constatando se está de acordo com o fluxo da matéria prima a ser beneficiada, com a finalidade de assegurar sua qualidade. Também é feito o controle de análises microbiológicas do produto de origem, dele acabado e do padrão da água.

Números de empreendimentos
O Município conta com:

  • abatedouros – nove em funcionamento e três em construção;
  • agroindústrias e entrepostos – 26 em funcionamento e 11 em construção; e,
  • demais agroindústrias – 14 em funcionamento e uma em construção.

Fonte: Tânia Magalhães - Prefeitura de Pelotas

Foto: Eliane Diniz

#rural #agroindustria #colonia

arrow_back_ios Voltar para Notícias