Blog

Notícias

Capa do blog: Connex Pelotas registra mais de mil participantes

Connex Pelotas registra mais de mil participantes

Sucesso do evento fez com que fosse criada a rede de cidades comprometidas com a segurança da população e com a realização do Connex a cada dois anos


Durante três dias, a segurança pública no Brasil foi discutida na primeira edição do Connex - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências. O evento, promovido pela Prefeitura de Pelotas em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), teve mais de 1,1 mil participantes, com 1,7 mil inscrições e mais de três mil leituras de QR Code, o que contabiliza a quantidade de dias que as pessoas foram nas palestras.

Com a mão de obra totalmente local, o Connex movimentou a economia e o turismo do município, por meio dos serviços de garçom, recepção, construção de palco, buffet e artistas. A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância de um evento deste porte para o município e o apoio da FNP na construção do Connex.

“Pudemos ver especialistas de diferentes vertentes da Segurança e Prevenção à Violência trocando experiências e projetando um futuro melhor a todos. Não tenho dúvidas de que o Connex formou um legado inspirador para as cidades brasileiras, e junto com a FNP, sensibilizou os gestores municipais para a necessidade de uma Segurança Pública voltada para outras pautas sociais. Com o Connex, percebemos que Pelotas está sendo inovadora nesse quesito e que estamos no caminho certo para uma cidade mais segura", disse.

O município foi destaque no evento com a redução de seus índices criminais desde que o Pacto Pelotas pela Paz foi implantado. Pelo combate e prevenção à violência de forma integrada, a cidade teve queda de 71% dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), desde 2017, e totalizou quase 280 vidas preservadas em 68 meses.

Para o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, o Connex impactou os demais gestores públicos que participaram do evento, e evidenciou como a Segurança Pública pode trabalhar em conjunto com outras demandas de um município. “O Connex inaugurou uma nova forma de a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos promover o Reflexões sobre o futuro das cidades, em parceria com o município anfitrião. Enxergar a intersetorialidade dos temas e conseguir discutir isso com autoridades nacionais e internacionais, representantes da sociedade civil e da academia é o caminho para a construção de políticas públicas que atendam, efetivamente, as demandas da população. O trabalho conjunto de todos esses atores é capaz de aprimorar e transformar os cenários seja da segurança pública, da educação, da saúde, do meio ambiente, enfim, do país”, afirmou.

Conforme a leitura da Carta de Pelotas, pela gestora do Poder Executivo, no último dia de evento, está prevista a criação da rede de cidades comprometidas com a segurança da população e com a realização do evento Connex a cada dois anos. A rede, denominada Rede Connex, tem o objetivo de ser um fórum colaborativo e de livre adesão, com apoio da FNP, para aproximar as gestões municipais, com sugestões, discussões, compartilhamento de experiências e proposições sobre políticas para promoção da segurança.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas

#CONNEX #PREFEITURA #FNP

arrow_back_ios Voltar para Notícias