Blog

Notícias

Capa do blog: Município institui comitê voltado à produção audiovisual

Município institui comitê voltado à produção audiovisual

Pelotas Film Commission será o órgão responsável por impulsionar a produção de obras audiovisuais e promover Pelotas como um polo cinematográfico


A diversidade de paisagens, culturas, climas e etnias, aspectos que compõem a realidade de Pelotas, tem impulsionado o município como possível cenário para produções cinematográficas. Pensando nisso, a prefeita Paula Mascarenhas oficializou, nesta quinta-feira (28), no Pelotas Parque Tecnológico, a criação do Comitê Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, a Pelotas Film Commission. Por meio do Decreto nº 6.788/2023, o órgão, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), irá atuar como um agente facilitador na relação com realizadores de produções audiovisuais.

"Essa é uma política pública que é intersetorial, pois quando falamos de cinema, estamos falando de uma arte que engloba uma série de outras políticas, como o desenvolvimento do turismo, da cultura e da educação. A gente sabe do potencial que temos em Pelotas, tanto em qualidade artística, quanto na riqueza em diversidade e tradição. Pelotas se torna um município muito propício para essas produções, justamente por ter características de interior, mas ao mesmo tempo se comportar como uma cidade maior. Isso traz desenvolvimento econômico, gera renda, empregos e fomenta a criação de novas oportunidades”, afirmou Paula.

De acordo com o decreto, o comitê poderá estabelecer termos de parceria, convênios e acordos operacionais com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, buscando fomentar o turismo cinematográfico e promover Pelotas como cenário de produções. Também fica atribuído ao comitê, impulsionar a formação, a capacitação e o crescimento profissional dos talentos do setor audiovisual de Pelotas, incentivar a realização de festivais, mostras, encontros e seminários de natureza cultural, bem como promover a cidade como um polo cinematográfico, divulgando seus aspectos culturais, sociais, econômicos e naturais.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, este tipo de produção está diretamente relacionado ao avanço tecnológico, o que deve representar mais modernidade e inovação para Pelotas.

“Pelotas tem um grande potencial para o cinema e para as produções audiovisuais, e isso está diretamente ligado à inovação e à tecnologia. Esse é um grande passo que nós estamos dando, estamos apresentando uma Pelotas inovadora. Desejamos vida longa à Pelotas Film Commission e esperamos que a modernidade e a criatividade possam trazer resultados importantes para a nossa cidade”, destacou o gestor.

A Pelotas Film Commission deve oficializar, ainda, parcerias com os cursos de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e com as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e de Cultura (Sedac). 

Também estiveram presentes no lançamento do comitê os secretários municipais de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, além do assessor especial do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), Maurício Martins e os coordenadores do Comitê, Bruno Viana, Mariana Veiga e Camile Lopes.

arrow_back_ios Voltar para Notícias