Blog

Pelotas

Capa do blog: Patrimônio da Semana: Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

Patrimônio da Semana: Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

Casarão construído em 1911, atualmente abriga um museu com temática ciências naturais, especialmente a Zoologia e a Paleozoologia


Os  museus, presentes em todo o mundo, têm os papéis de enriquecer culturalmente, de entreter e de pertencer aos locais em que estão inseridos. Seus objetivos são infinitos, sejam para abordar fatos históricos ou contemporâneos, contudo, sejam quais forem suas intenções, todos os museus possuem uma proposta em comum: a de gerar reflexão e diálogos a partir do que está apresentado para o público. 

 Com isto, o Blog Pelotas destacará os museus localizados em sua cidade. Nas próximas semanas, o portal dedicará suas publicações especialmente para apresentar os museus e os memoriais que estão inseridos em Pelotas, a fim de mostrar também aspectos como educação patrimonial, historicidade, cultura, valorização dos espaços públicos e conscientização. 

O primeiro museu abordado dentro da Edição Especial - ‘Museus’ será: O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, que está localizado no Casarão 1, na Praça Coronel Pedro Osório, no bairro. O prédio faz parte do Conjunto Histórico de Pelotas (tomado pelo IPHAN em 2018) e foi construído nos anos de 1911 e 1912, pertenceu ao senador diretor do Banco Pelotense Joaquim Augusto Assumpção. Assumpção construiu duas casas idênticas para presentear suas duas filhas Judith e Francisca com estas residências após os casamentos de suas descendentes. A casa possui estilo neoclássico, renascentista e Art Nouveau. 

O museu possui atividade há mais de 50 anos, tendo seu início em 1970. Sua temática é voltada para a área de ciências naturais, especialmente a Zoologia e a Paleozoologia, além das áreas do conhecimento biológico correlatas. Tendo seu início a partir das doações de animais taxidermizados artisticamente e mosaicos entomológicos feitas pelo Carlos Ritter. Desde 1991 é um órgão suplementar do Instituto de Biologia da UFPel. (UFPel)

Em seu acervo, muita diversidade de fauna, conta ainda com um importante acervo de lepidópteros (borboletas e mariposas) da coleção histórica de Ceslau Maria Biezanko, 4500 insetos, 540 aves, 200 espécies de anfíbios e répteis, 100 de mamíferos, esqueletos e muito mais.

É aberto a visitação e possui visita guiada para o público de ensinos fundamental e médio. Há exposição permanente e exposições temporárias. Atualmente devido a pandemia covid-19, entrada somente apresentação do passaporte vacinal e utilização da máscara facial.

Fonte: UFPel, Olhares sobre Pelotas

Imagem: UFPel, Guri Estradeiro

#museu #ciencia #carlos #ritter #casas #geminadas

arrow_back_ios Voltar para Pelotas