Blog

Pelotas

Capa do blog: Patrimônios de Pelotas: 4º Batalhão De Polícia Militar

Patrimônios de Pelotas: 4º Batalhão De Polícia Militar

Semana da Independência do Brasil


Em referência ao feriado de Dia da Independência, o patrimônio retratado hoje pelo nosso portal é o 4º Batalhão de Polícia Militar.

Antes da criação do 4° B I M (4º Batalhão de Infantaria Montado), a Unidade que deu origem a efetiva atuação da Brigada Militar, já havia sido criado, em Pelotas, um Batalhão de Infantaria para atuar como reserva da Brigada Militar na revolução federalista, a Revolução de 1893. Foi uma Unidade constituída por políticos civis, simpatizantes do Partido. Nas décadas de 1910 e 1920, atuavam no serviço de segurança da cidade as forças da Brigada Militar, em forma de um pequeno Destacamento Policial. Ainda não existia nenhuma Unidade propriamente dita.

No ano de 1924, com o fim da Revolução Assisista e com a assinatura do Pacto pela Paz, o Governo do Estado preocupou-se com a segurança da Zona Sul do Estado; assim, foi estabelecida uma unidade da Brigada Militar com base fixa na cidade de Pelotas. Como consequência de um ato governamental nasceu em 21 de fevereiro de 1924, o 4º BATALHÃODE INFANTARIA MONTADO (4º BIM). Inicialmente foi alocado no porto, em uma antiga charqueada. Posteriormente, mudou-se para um prédio na Rua Sete de Setembro esquina com a Rua Santa Tecla e, após, para vários outros locais que ficaram sem registro. Em 1927 houve o deslocamento da Unidade do Exército que ocupava o prédio da Avenida Bento Gonçalves para a cidade de Caxias, tendo o Governo Municipal entregado para a Brigada Militar aquele próprio, para que ali se instalasse o Batalhão sediado nesta cidade. Desde então o 4ºBIM ocupa o prédio localizado na Avenida Bento Gonçalves.

O prédio

A edificação foi concluída no ano de 1898, com o objetivo de abrigar uma cadeia civil. Não se tem registros de quando a cadeia deixou o local, mas logo após ali foi sediado o serviço de Extinção de Incêndios. Em 1921, o serviço foi reorganizado com o nome de Corporação Municipal de Bombeiro e mudou-se para outro endereço, para onde foi levado inclusive a torre de vigilância que havia no prédio.

Com a saída do Corpo de Bombeiros do prédio da Avenida Bento Gonçalves, o prédio, como mencionado anteriormente, foi ocupado por uma unidade do exército (27º Batalhão de Caçadores - BC), até o ano de 1927, Ano em que o 4º Batalhão de Infantaria Montada (4º BIM) – primeira nomenclatura do 4º BPM, foi instalado no local. O prédio foi oficialmente entregue no dia 12 de maio de 1927, pelo Intendente Augusto Simões Lopes ao 1° tenente Manoel Nunes da Costa que comandava o Destacamento Policial.

Fonte: Brigada Militar

Foto: 3ºSgt Everton Ubal

#patrimonio #independencia #brigada

arrow_back_ios Voltar para Pelotas