Blog

Universitário

Capa do blog: Pelotas lança a 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música

Pelotas lança a 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música

Evento foi lançado em cerimônia na Prefeitura e ocorre entre os dias 16 e 27 de janeiro de 2023


Músicos, instrumentistas, estudantes e todas as manifestações artísticas que a música proporciona retornam aos mais diferentes ambientes do município em janeiro do ano que vem. A Prefeitura de Pelotas e o Sesc-RS lançaram oficialmente, nessa terça-feira (12), na Sala Frederico Trebbi do Paço Municipal, a 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que ocorrerá de 16 a 27 janeiro de 2023. Junto ao lançamento também foi aberto o período de inscrição para alunos de todo o Brasil e de outros países para os cursos de instrumentos, canto lírico, choro, com práticas de música de câmara, de orquestra e de banda sinfônica, oferecidos no evento.

Depois do intervalo de duas edições devido à pandemia de coronavírus e uma longa espera, por parte dos profissionais da música e da comunidade pelotense, o já tradicional Festival foi confirmado em anúncio feito por dirigentes do Sesc e pela prefeita Paula Mascarenhas, que comemorou a retomada desse que é um dos maiores eventos de música da América Latina. 

Além de ser um Festival que oportuniza concertos de alta qualidade, gratuitamente, ele forma alunos que vêm de todo o Brasil e de outros países para terem aulas com grandes mestres internacionais da música, e isso é extraordinário. A nossa veia cultural e a nossa veia acadêmica se reúnem neste Festival que é também um evento turístico e que faz girar a roda da economia, e por isso é um dos mais importantes do nosso calendário”, considerou Paula, relacionando o lançamento com o aniversário dos 210 anos de Pelotas e agradecendo à Fecomércio, ao Sesc e aos artistas.

Para o diretor regional interino do Sesc e gerente de Educação, Assistência e Cultura, Silvio Bento, a retomada do evento se reveste de uma responsabilidade muito grande após esse período de dois anos. “A gente sabe que os espaços pararam, muitos profissionais da cultura se viram obrigados a desenvolver outras atividades e o que nós queremos é retomar com toda força, oferecer à comunidade uma qualidade musical como em outras edições, que a cidade possa acolher os músicos, os professores e estudantes como sempre fez, promovendo a integração entre todos os parceiros”, projetou.

52213142334 791c14f2a8 k

(Foto: Michel Corvello)

Conforme o vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella, uma das grandes marcas que consolidou toda a grandiosidade do Festival é a inclusão que ele proporciona. “Essa é a principal missão desse braço da Fecomércio, que é o Sesc, que é o de levar saúde, lazer, cultura e entretenimento às pessoas. O Sesc, através do Festival, faz isso de uma forma muito democrática. Isso é uma entrega, um retorno do setor produtivo do comércio, bens e serviços, através das contribuições dos empresários e é muito gratificante”, avaliou Bazanella.

Também participaram da cerimônia os secretários municipais de Cultura, Paulo Pedrozo; de Educação e Desporto, Adriana Silveira; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig; o procurador geral do Município, Eduardo Trindade; a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum; o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna; o vereador Paulo Coutinho (Cidadania), a reitora da UFPel, Isabela Andrade; a pró-reitora da UCPel, Magda Westermann; o gerente do Sesc em Pelotas, Luiz Fernando Parada; além de diretores da entidade e demais autoridades civis e militares.

O Festival

Nascido e realizado em Pelotas desde 2011, o Festival Internacional Sesc de Música chega à sua 11ª edição como uma referência no Brasil e para diversos países do mundo, na promoção, no ensino e no intercâmbio para o desenvolvimento da produção musical, integrando a classe artística e visitantes com o patrimônio cultural da cidade. 

O Festival é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc com apoio institucional da Prefeitura de Pelotas e atua em dois grandes eixos: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, dentre outros. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté e conta ainda com os apoios culturais da UFPel, UCPel e da Faculdade Senac.   

Este ano o Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas faz homenagens a quatro grandes artistas: o alemão Johannes Brahms e os brasileiros Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e o cavaquinista e compositor pelotense Avendano Júnior.

52211878252 e80a6514ee k

(Foto: Michel Corvello)

Inscrições

Os estudantes interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto pelo site do Sesc-RS (www.sesc-rs.com.br/festival), com possibilidades de bolsas integrais e parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – UFPel e os projetos sociais da Escola da Ospa e Vida com Arte da Unisinos. A divulgação dos selecionados e matrícula da primeira chamada será de 5 a 20 de setembro. A divulgação dos selecionados e matrícula da segunda chamada será de 26 de setembro a 10 de outubro.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Michel Corvello

#sesc #musica #festival #evento #internacional  #curso #arte #turismo

arrow_back_ios Voltar para Universitário