Blog

Universitário

Capa do blog: Pelotas se destaca no Índice de Cidades Empreendedoras 2022

Pelotas se destaca no Índice de Cidades Empreendedoras 2022

As iniciativas da Prefeitura, como Sala do Empreendedor e Bairro Empreendedor, contribuíram para o avanço de Pelotas no ranking


O Município teve um avanço no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022. Em comparação ao último estudo realizado, que ocorreu em 2020, Pelotas subiu nove pontos na colocação no grupo de cidades em que está inserido. O estudo é realizado pela Endeavor e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Entre os sete determinantes considerados no relatório do ICE 2022, Pelotas teve o maior destaque no Ambiente Regulatório, que se refere diretamente aos tempos dos processos, tributação e complexidade burocrática. Os Índices de Mercado e Cultura Empreendedora também ajudaram a subir no ranking. 

A prefeita Paula Mascarenhas comemora a melhora no desempenho e aponta os projetos que tiveram grande contribuição para que Pelotas pudesse crescer na área empreendedora.

“Um dos focos do nosso governo tem sido criar uma cultura de empreendedorismo na cidade, desde a atuação nas escolas, com o projeto Educação Empreendedora, quanto na criação de um ambiente favorável aos negócios, com a simplificação dos processos burocráticos, com o Município se colocando como parceiro de quem quer empreender, como agora também nas iniciativas do pós-pandemia, com a geração de oportunidades, através da cultura empreendedora levada aos bairros da periferia. Então, esse resultado nos mostra que estamos avançando e nos dá um retorno positivo de que, efetivamente, essas políticas públicas vêm trazendo resultado, o que nos estimula a seguir cada vez mais nessa linha de ação”, afirma a chefe do Executivo.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, também indica que esse resultado se deve muito ao trabalho desenvolvido na Sala do Empreendedor, criada em 2018, e ao programa Bairro Empreendedor lançado ano passado pela Prefeitura.

A agilidade no trâmite dos documentos para abertura de novas empresas, viabilizada pela Sala do Empreendedor, contribuiu muito para a disparada de Pelotas no ranking das cidades empreendedoras. O programa Bairro Empreendedor, inserido como piloto na Colônia de Pescadores Z3, desde o ano passado, melhorou nossa colocação no que se refere ao fator Cultura Empreendedora, através da valorização e estímulo das iniciativas dentro das comunidades”, destacou Bazanella.

Ranking ICE 2022

O ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022 leva em consideração sete determinantes apresentados no relatório: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. O seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios.

Sobre a Sala do Empreendedor

A criação da Sala Darci Ferreira, que reúne os serviços voltados ao empreendedor, simplificou o trâmite dos documentos para abertura de novas empresas e tornou o processo muito mais ágil. A liberação de um alvará, que antes demorava de dois a três meses, passou a 48 horas, através da utilização da plataforma. A Sala do Empreendedor reúne as secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti); de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SCGMU) e da Fazenda, com o intuito de unificar o Escritório Regional da Jucis, MEI, Microcrédito, Protocolo-Geral e a Central de Alvará, tornando mais ágeis todos os processos envolvidos. 

Sobre o Programa Bairro Empreendedor

Instituído pela Lei 6.927/2021, o Bairro Empreendedor é um programa criado pela Prefeitura, que busca identificar, valorizar e estimular iniciativas nas comunidades, periferias e distritos de Pelotas. 

A proposta busca encontrar ações empreendedoras e possibilidades de desenvolvimento, sendo articulada com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda, com a área privada e com iniciativas individuais ou coletivas, além de se voltar ao estímulo e à orientação para empreendimentos.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Michel Corvello

#empreendedorismo #empreender #bairro #empreendedor #sala #ice 

arrow_back_ios Voltar para Universitário