Blog

Universitário

Capa do blog: Biblioteca comunitária é criada pela comunidade na região da Cascata

Biblioteca comunitária é criada pela comunidade na região da Cascata

Conhecimento e cultura descentralizados



A colônia de Pelotas é dos mais lindos e agradáveis lugares do Rio Grande do Sul. Cachoeiras, sítios, ótimas opções gastronômicas. Em breve, ela ganhará também uma opção cultural: é a Ruralteca, espaço desenvolvido pela comunidade dentro da sub-prefeitura da Cascata para receber interessados em boa leitura, eventos culturais e ser
ponto de pesquisa a quem busca conhecimento.

O projeto surgiu dessa vontade de criar um espaço de lazer que fosse artístico, com possibilidade de pesquisa e exposições multimídia, dentro da comunidade rural de Pelotas. O espaço, localizado no distrito da Cascata, foi cedido pela prefeitura em novembro, quando começou o processo para deixá-lo com cara de biblioteca. Nela, a comunidade terá acesso a livros de todos os gêneros, além de revistas, folhetos, mapas. Um acervo completo para pesquisa e entretenimento que poderá ser emprestado ou consultado dentro do local.

São ainda objetivos da iniciativa organizar por lá sessões de cinema ao ar livre, exposições de fotos, concursos de literatura, apresentações teatrais, saraus literários, entre outros - quando a pandemia permitir, claro. O espaço servirá ainda como apoio para as atividades escolares, como trabalhos de pesquisa e deveres de casa.

Para a escritora Marciele Goetzke, uma das fundadoras da Ruralteca, a distância do centro da cidade por vezes inviabiliza que a população da zona rural tenha acesso à informação e à cultura. "São muitas pessoas que moram em distritos mais afastados e dependem de ônibus, com horário reduzido. O acesso ao acervo de forma gratuita também é importante para incentivar não só as crianças e adolescentes, mas pessoas mais velhas que estão retomando o hábito da leitura", complementa. Junto dela, participam do projeto Liane Giesel e Aritana Becker.

A Ruralteca tem despertado curiosidade e interesse e, por consequência, recebido diversas doações de livros e até prateleiras para o espaço. Antes da inauguração, a equipe da Ruralteca incentiva que a comunidade siga contribuindo através da doação de livros e materiais de escritório, além de mobiliário. Na zona urbana, o local de arrecadação é a agropecuária Sallaberry, localizada na rua Marechal Deodoro, 713. Na zona rural, o ponto é o Mercado Fortaleza, na Cascatinha. Para entrar em contato com a equipe, basta acessar Ruralteca no Facebook ou enviar e-mail para ruralteca2020@gmail.com.

Fonte: Leon Sanguiné - Diário Popular

Foto: Diário Popular

#cascata #zonarural #biblioteca

arrow_back_ios Voltar para Universitário